Treinamento Funcional

11

Proposta criada a mais de uma década pelo americano Gray Cook com o nome de Functional Movement System (Sistema de Movimentos Funcionais). Com a chegada das imensas bolas de vinil rumo às academias começou a ser trilhado na década de 90. Utilizadas por fisioterapeutas na recuperação de vítimas de lesões musculares e articulares, elas foram incorporadas primeiro às aulas de alongamento. Em seguida passaram a ser usadas nas aulas mais leves de ginástica localizada. Agora estão nas salas de musculação. A definição muscular feita com bolas é chamada treinamento funcional. O treinamento funcional é um método de treinamento que visa o equilíbrio das estruturas musculares, a prevenção de lesões e a melhora o desempenho de atletas. Trabalha grande parte dos músculos do corpo num único exercício, queima muitas calorias e desenvolve a coordenação motora. Nesse treinamento os exercícios são executados de forma em que a musculatura é exigida nos movimentos do dia-a-dia ou de um esporte especifico. Assim, toda a cadeia muscular é fortalecida, gerando mais força, potência muscular, estabilidade, equilíbrio e coordenação motora. Por questões de estética ou falta de informação, as pessoas fortalecem apenas a musculatura de uma forma isolada, sem se preocupar com o movimento como um todo. Então consequentemente os músculos fortes ficam cada vez mais fortes e os músculos mais fracos cada vez mais fracos que gera um desequilíbrio o que se torna fonte de lesões comuns.
O Treinamento Funcional não é um método novo e vem sendo aperfeiçoado ao longo do tempo por educadores físicos e fisioterapeutas. Algumas famosas vêm aderindo a esse método por esculpir o corpo e fortalecer principalmente o abdome, são elas: Flávia Alessandra, Nanda Costa, Juliana Paes, Deborah Secco e Janaína Jacobina.

3 Comments on Treinamento Funcional

  1. Prom Dresses Online
    9 Março, 2015 at 14:18 (3 anos ago)

    Wow, awesome weblog structure! How long have you ever been blogging for? you made blogging look easy. The entire look of your website is magnificent, let alone the content!

    Responder
  2. Nereida
    16 Maio, 2015 at 14:25 (3 anos ago)

    It’s perfect time to make some plans for the future and it is time to be
    happy. I’ve read this post and if I could I want to suggest you some interesting things or tips.
    Maybe you could write next articles referring to this article.

    I wish to read more things about it!

    Responder
    • admin
      18 Maio, 2015 at 15:07 (3 anos ago)

      Thanks

      Responder

Leave a Reply